Após uma pancada de chuva no início de uma noite, duas pessoas olham pela mesma janela, uma reclama da lama e outra contempla as estrelas.

Nesse texto, trago uma reflexão muito importante, que com certeza vai desafiar seu modo de ver a vida e questionar as percepções que você tem tido daquilo que te cerca.

Tudo aquilo que hoje você percebe ao seu redor, nada mais é do que um olhar particular, uma forma individualizada de criar a sua realidade. Uma representação interna, do mundo externo.

Através dos nossos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato, captamos as informações do mundo. E baseado nos modelos que desde que nascemos viemos construindo, como nossas crenças e valores por exemplo, por comparação identificamos se  determinada situação é boa ou ruim, se devemos nos aproximar ou nos afastar, se aquilo nos deixa felizes ou tristes. E assim vamos construindo a nossa realidade.

Aí você entende porque duas pessoas, diante de uma mesma situação criam realidades totalmente diferentes. Porque em um mesmo país, em uma mesma economia, em um mesmo ramo de atividade, um prospera e outro vem à falência. Porque diante de um obstáculo um se paralisa, desiste e outro aprende com aquela experiência, supera aquela dificuldade e se transforma em alguém melhor. Porque não é o que acontece lá fora que determina o que acontece dentro de você. É o que acontece dentro de você que determina o que acontece lá fora.

E de que forma você tem enxergado e criado a sua realidade?

Imagine que existam lentes de contato particulares que você utiliza para enxergar o mundo ao seu redor.

E quais lentes você tem utilizado? A lente do vitorioso ou a do derrotado? A lente do próspero ou do falido, da abundância ou da escassez? A lente do autor da própria história ou a lente daquele que entende que não tem a menor autonomia sobre a sua vida?

Observe como você tem se posicionado diante dos acontecimentos. As suas percepções e postura determinam os seus resultados.

E então, você é daquele que reclama da lama ou aquele que contempla as estrelas?

Que de alguma forma o que você leu aqui possa te trazer reflexões e que sejam feitos os ajustes necessários nas lentes que você utiliza para criar a sua realidade e torná-la muito mais próspera.

Um grande abraço,

Djalma Magalhães.

Deixe seu comentário

×